Leilão de Carros e Motos Detran

Adquirir um carro ou uma moto em um leilão do detran pode ser uma boa opção para quem deseja comprar um veículo por um preço bem abaixo do praticado pelo mercado, há muitas opções disponíveis, tanto de carros como de motos, geralmente é um leilao descomplicado e qualquer pessoa pode participar.

As motos e os carros que são leiloados em um leilão do detran são frutos de apreensões e ficam guardados em depósitos, normalmente esses veículos foram apreendidos por estar em desacordo com a legislação vigente ou por infrações cometidas ao código de trânsito do Brasil. Confira mais sobre esse leilao descomplicado e como participar de um.

Veja também:

Como participar do feirão limpa nome? Negocie as suas dívidas com desconto

Leilão de carros Itaú

Leilão de carros e motos Bradesco

Como funciona o leilão de carros e motos do Detran?

Um leilao descomplicado feito pelo detran normalmente tem início pelas alienações, que são elaboradas por pontos do detran localizados nas diversas regiões do país e são divulgadas nas mais diversas formas de mídia, como em rádio, jornal e internet.

Essa divulgação é importante para possibilitar que um número maior de pessoas tenha acesso às informações necessárias para participar, como o dia em que o leilao descomplicado irá acontecer e o horário.

cartão de crédito para negativado, cartão de crédito universitário, cartão de crédito nubank, cartão de crédito santander sx, cartão de crédito Itau, cartão de crédito caixa

É importante ficar de olho no site do detran, nele são divulgadas informações sobre os leilões. Por vários motivos, um carro ou uma moto podem ser apreendidos, por exemplo: veículos com multas em atraso, não adequação às normas de trânsito e muitos outros.

Depois de apreendido, esse veículo seguirá para um pátio do órgão, se o proprietário desejar recuperar o veículo basta legalizá-lo, ou seja, resolver as pendências que o fizeram ser apreendido. Para o detran não é um bom negócio apreender veículos, pois eles vão gerar custos, dessa forma, realizar um leilao descomplicado é uma forma do detran recuperar esses custos.

Quanto tempo demora para receber o documento do veículo de leilao?

Após fazer a verificação do estado em que o veículo se encontra e conferir sua certificação, a pessoa que arrematou o carro deverá ir até uma unidade do Detran para fazer a abertura de um processo administrativo de regularização. Após o processo ser aberto há um prazo de até 30 dias para fazer a entrega da nota de arrematação junto ao departamento de trânsito, se a entrega não for feita dentro do prazo será aplicada uma multa de averbação e o proprietário perderá 3 pontos em sua carteira nacional de habilitação.

É necessário apresentar  alguns documentos para poder fazer a regularização do veículo arrematado, são eles: original do auto do leilão, nota fiscal original de compra do carro ou moto no leilão, comprovante de pagamento original do IPVA e das taxas correspondentes ao ano em que o leilão foi realizado e dos anos seguintes se for o caso, comprovante dos DUDAS que foram pagos e solicitados na arrematação, também é preciso apresentar documentos pessoais: cópias e originais do CPF, documento com foto, comprovante de residência, CNPJ se tiver e contrato social da firma ou o individual.

O menor  prazo para regularizar o carro ou a moto é 90 dias, podendo variar de empresa para empresa.

O que é preciso para participar do leilao do Detran?

Para participar de um leilao descomplicado feito pelo detran é preciso estar cadastrado no site do detran e cumprir com todos os requisitos exigidos no edital do leilão.

Quando é o próximo leilão do Detran?

Os leilões acontecem por estado e em datas independentes. Há um leilão marcado para ocorrer entre os dias 17 e 20 do mês de maio, neste evento será possível arrematar carros, ciclomotores, motonetas e motos em boas condições de uso, também será leiloado várias sucatas que podem ser usadas para o desmonte e reaproveitamento das peças.

Como funciona um leilão de carros que foram apreendidos pelo Detran

Ao menos uma vez por ano há um evento que realiza muitas vendas de carros e motos por preços bem atrativos, um leilao descomplicado de veículos que foram apreendidos. Esse evento é organizado por postos do Detran das várias regiões, toda uma agenda é organizada e divulgada de forma antecipada, para a divulgação as mídias são um recurso importante, entre elas rádio, jornais e internet. A divulgação é importante para que um grande número de pessoas tenha acesso às informações sobre os leilões e dessa forma, possam participar.

cartão de crédito para negativado, cartão de crédito universitário, cartão de crédito nubank, cartão de crédito santander sx, cartão de crédito Itau, cartão de crédito caixa

O que é um leilão de carros apreendidos e por qual motivo ele acontece

O leilao descomplicado é um artifício de grande importância usado pelo Detran, já que há apreensões durante todo o ano feita pela polícia rodoviária federal e em grandes quantidades. As causas para essas apreensões são variadas, entre elas estão: excesso de velocidade, condução ilegal, multas em atraso e outros débitos indevidos, além de muitas outras.

Os veículos que são apreendidos ficam à disposição para serem retirados do pátio em até 90 dias, para isso é preciso que o dono do veículo realize a devida regularização, tanto a do automóvel em questão como a sua. Passado o período de 90 dias e o dono não ter conseguido regularizar e recuperar o veículo, este continuará no pátio do Detran e permanecerá lá até que o leilão ocorra, o valor arrecadado no leilão servirá para saldar os custos gerados com a apreensão.

Como ocorre a alienação no dia do leilão

Os automóveis que estão disponíveis para serem leiloados ficam acessíveis no pátio do Detran para que os interessados possam examiná-los, é comum que eles sejam organizados em lotes e as visitações são organizadas pelo órgão. Durante a visitação, os interessados em arrematar algum veículo poderá fazer uma avaliação no item desejado, já que os veículos são leiloados na mesma situação em que estão no pátio.

Para fazer lances durante a alienação pública, as pessoas com interesse devem realizar um cadastro prévio. Pessoas jurídicas e físicas podem participar do leilão, desde que estejam com os documentos exigidos, como CNPJ ou CPF.

Quem oferecer o maior valor é quem adquire o veículo. O arrematante irá assinar um documento que comprova a compra do veículo assim ele seja arrematado, é preciso fazer o pagamento à vista de 20 a 30% do valor pelo qual o veículo foi arrematado, esse pagamento pode ser feito por meio de cheque ou em espécie.

Se o leilão for feito de forma online, o pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário. Também é necessário pagar 5% sobre o valor, essa porcentagem é destinada a comissão do leiloeiro e  é paga no momento em que o veículo for arrematado. O valor restante é pago conforme for acordado.

Como faço para retirar um carro adquirido em leilão

O carro pode ser retirado após o pagamento de todo o valor pelo qual ele foi arrematado, os arrematantes tem um prazo de até 30 dias para retirar o carro do pátio, após 5 dias do leilão, é cobrado uma multa de 2% para cada dia em atraso.

Como faço para participar de um leilão de carros de DETRAN

Para participar desses leilões é preciso obedecer alguns critérios exigidos pelo órgão. Confira: 

Identificação

Primeiro é preciso fazer um cadastro no site do Detran ou no site da empresa que vai realizar o leilão. Para fazer o cadastro é necessário estar de posse de CPF, RG e comprovante de residência.

cartão de crédito para negativado, cartão de crédito universitário, cartão de crédito nubank, cartão de crédito santander sx, cartão de crédito Itau, cartão de crédito caixa

Fique atento ao calendário

Os leilões organizados pelo Detran tem data estabelecida para ocorrer, por isso fique de olho para não perder as datas.

Cuidado com o estado dos veículos

Todos os veículos vão a leilão do mesmo jeito em que estão no pátio, dessa forma, faça uma vistoria no carro ou moto que desejar arrematar para não ter prejuízos depois.

Para arrematar um carro ou uma moto

Você pode dar lances no decorrer do leilão ou até mesmo pela internet, todos os veículos já têm um valor mínimo. Ao ser arrematado o veículo deve ser retirado do pátio em até 90 dias, se não for retirado ele poderá ser leiloado de novo. 

O arrematante recebe um boleto da instituição que organizou o leilão e deverá pagá-lo antes das 24h, o valor não pode ser parcelado.

Tudo acertado com a documentação

Os automóveis podem ir a leilão com ou sem os documentos, dessa forma, quando não há a documentação o número do chassi é pinado, restando os 4 últimos números.

Após o pagamento de todas as taxas e regularização da documentação do veículo, ele poderá ser retirado do pátio.

cartão de crédito para negativado, cartão de crédito universitário, cartão de crédito nubank, cartão de crédito santander sx, cartão de crédito Itau, cartão de crédito caixa

leilão de carros e motos Bradesco

Leilão de carros e motos Bradesco

leilão de carros e motos Caixa

Leilão de carros e motos Caixa