Financiamento imobiliário Santander: como funciona e quais as taxas

Com origem na Espanha em 1857, o Banco Santander expandiu sua presença para vários países do mundo. Especificamente no Brasil, o banco ocupa o quarto lugar em tamanho e soma impressionantes R$ 4,103 bilhões em transações durante o segundo trimestre de 2021. Além disso, está entre as principais instituições financeiras responsáveis ​​por financiamento imobiliário no país.

Ao considerar o Santander para financiamento de imóveis, é importante observar que as exigências do banco são voltadas para candidatos que trabalham sob o regime da CLT, ou seja, aqueles que possuem carteira assinada. Essa abordagem é feita devido à maior facilidade com que os documentos oficiais podem ser verificados e aceitos durante a etapa de comprovação de renda, resultando em um menor prazo de solicitação de financiamento para o solicitante.

Para trabalhadores informais e empresários, o processo de avaliação de crédito no Santander é um pouco mais demorado. O banco segue um regime de trabalho que combina avaliações manuais e informatizadas, principalmente nos casos em que a comprovação de renda é difícil.

As soluções de financiamento do Santander atendem a quem exige prazos estendidos, com opções disponíveis por até 35 anos. Esse recurso permite que candidatos com renda modesta ampliem o limite de crédito disponível para eles.

O Santander oferece ainda outra vantagem – um portal online que lhe permite acompanhar convenientemente o seu pedido de financiamento e manter-se envolvido no processo. Além disso, o site do banco oferece uma ferramenta de simulação de Financiamento imobiliário Santander, proporcionando mais facilidade e transparência para os potenciais clientes.

Como funciona o Financiamento imobiliário Santander?

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito que permite comprar uma casa nova em prestações e, como os preços dos imóveis costumam ser altos, para muitas pessoas essa é a única forma de conseguir isso.

As taxas dos financiamentos imobiliários do Santander são de 6,99% a.a. mais TR (taxa referencial). Porém, é necessário utilizar a análise de crédito para definir as condições propostas com base no seu perfil.

Para atingir esse objetivo, o financiamento imobiliário do Santander envolve cinco etapas: simulação e aprovação do crédito, registro e envio de documentos, análise de acompanhamento, assinatura e concessão do crédito.

Além disso, deve ser correntista do banco e ter vínculo com a instituição, bem como utilizar os produtos do Santander. Não é um processo burocrático e cansativo, então você também pode contar com contratos digitais para crédito imobiliário.

Como contratar o Financiamento imobiliário Santander?

 Para solicitar o financiamento imobiliário com o Santander, você deve acessar a Área do Cliente e gerar um boleto de pagamento no valor desejado. Você pode selecionar as parcelas específicas que deseja pagar e liquidar o boleto na data pré-acordada, com o valor total descontado da sua dívida.

Para quem busca amortizar o financiamento imobiliário do Santander, o processo é simples. O login na sua Área de Cliente permite o acesso ao menu “Prestações Antecipadas”. Aqui, o cliente pode selecionar parcelas específicas para amortizar e gerar um boleto com o valor total a ser pago na data desejada.

Para quitar seu financiamento imobiliário Santander, acesse a Área do Cliente e localize o contrato correspondente. Feito isso, clique na opção “Sair do Contrato”, que fará com que o sistema gere um boleto com base no saldo remanescente da dívida.  Basta pagá-lo na data solicitada e pronto.

Qual o prazo do Financiamento imobiliário Santander?

No Santander, o prazo máximo de amortização do crédito imobiliário residencial é de 35 anos. Isso não significa que você necessariamente terá que pagar parcelas de 35 anos. Se você tiver renda suficiente, pode combinar pagamentos com seu banco por prazos mais curtos. Isso torna o valor final do financiamento mais acessível, com taxas de juros menores e o indexador escolhido para corrigir saldos devedores.

No entanto, isso não significa que, quando você pede o prazo de 35 anos, você o obtém automaticamente. De acordo com a regulamentação da Superintendência de Seguros Privados (Susep) vigente, o prazo permitido pelo banco acrescido da idade do cliente não ultrapassa 80 anos e seis meses.

Requisitos do financiamento

  • Preencher e assinar a proposta de financiamento.
  • Declaração de Saúde Pessoal, preenchida, assinada e datada.
  • Opção de compra e venda com assinaturas de licitante e vendedor.
  • Cópias do RG e CPF incluindo cônjuge ou companheiro.
  • Comprovante de estado civil
  • Documentação de comprovante de renda (enviar somente se o crédito não for aprovado).
  • Certidões de registro de imóveis e vagas para unidades autônomas.
  • Cópia da folha de IPTU do ano fiscal Cópia do contrato de condomínio

Taxas do Financiamento imobiliário Santander 

Existem certas taxas e despesas incorridas ao pegar um contrato de financiamento imobiliário com o Santander. Veja:

  • Taxa de avaliação de garantia de R$ 3,1 milhões;
  • Taxas de serviços administrativos (aplicáveis ​​às operações dentro do SFH);
  • Seguros MIP (morte e invalidez permanente) e DFI (perdas patrimoniais), obrigatórios no sistema de financiamento habitacional;
  • honorários notariais;
  • ITBI: Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Esses valores variam de acordo com o estado.

Como saber se o financiamento foi aprovado?

Para atualizações sobre o status da sua proposta de financiamento imobiliário do Santander, visite a página Negócios Imobiliários no site do Santander. Já assinou o contrato? Verifique o aplicativo do banco para obter mais detalhes.

Quais são as vantagens do Financiamento imobiliário Santander

Você pode financiar (compra de casa) em até 35 anos com parcelas que cabem no seu bolso;

• Você pode ganhar dinheiro com qualquer pessoa, não necessariamente com familiares;

• Análise de crédito pontual. Você financia seu imóvel online, basta ir até o intermediário para assinar o contrato;

• Pode aceder ao andamento da sua proposta de crédito à habitação, podendo consultar a qualquer momento o estado atualizado;

• No Santander você pode utilizar taxas de juros a partir de 10,49% aa + TR (taxa referencial) para portabilidade de financiamento.

Vale a pena solicitar o financiamento?

Como em todo financiamento, a decisão de contratação envolve diversos fatores, principalmente o seu valor. Portanto, é necessário um bom planejamento para não comprometer a renda e suas demais obrigações monetárias.

Além disso, as parcelas mensais são pagas com até 20% de sua renda. Depois de decidir sobre uma propriedade para comprar, certifique-se de que ela está sendo vendida gratuitamente e livre de qualquer dívida com o proprietário. Para isso, peça ao notário uma certidão de desaprovação de ônus e título.

Não se esqueça de verificar se há grandes ofertas no imóvel, como IPTU. Lembre-se, você pode usar o saldo do FGTS como entrada no financiamento. Por fim, como imprevistos financeiros podem acontecer a qualquer pessoa a qualquer momento, é importante ter um plano de backup caso algo inesperado aconteça com sua renda.

Canais de atendimento

4004 3535 (capital e regiões metropolitanas);

0800 702 3535 (demais localidades);

0800 723 5007 (para deficientes auditivos e de fala).

Se você não estiver satisfeito com a solução oferecida, ligue para 0800 726 0322. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Também atende pessoas com deficiência auditiva e de fala pelo telefone 0800 771 0301.

Cartão de crédito Renner

Como solicitar o Cartão de crédito Renner para clientes

Empréstimo Quero Financiar

Como solicitar o Empréstimo Quero Financiar: vale a pena?