Nesse período de crise financeira causada pela pandemia de coronavírus, muita gente precisa de mais crédito para conseguir se organizar financeiramente e não acabar negativando. Nesse contexto, existem muitas instituições bancárias que oferecem esse serviço e todas elas apresentam vantagens e desvantagens para o cliente, mas hoje, em específico, iremos falar sobre o empréstimo Caixa Econômica.
Portanto, se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o assunto e não sabe por onde começar, esse artigo é para você. Nele, iremos falar sobre o perfil do cliente da caixa, como ele funciona, as modalidades de empréstimo disponíveis, as vantagens de solicitar empréstimo junto a essa instituição financeira, o que é preciso para solicitá-lo, entre outras coisas. Então, confira!
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Quem pode pegar empréstimo na Caixa?
Basicamente, quase qualquer tipo de pessoa pode pedir um empréstimo junto a esse banco. Isso porque a Caixa Econômica Federal disponibiliza diversos tipos de crédito que podem ser solicitados por diversos perfis de clientes, sendo que alguns desses créditos não fazem distinção se quem está solicitando é cliente do banco ou não, já outras, não impedem que pessoas com nome sujo no SPC solicitem empréstimo. Portanto, se você quer pedir um empréstimo na caixa, faça uma análise de qual a melhor solução para você.
No entanto, para pessoas negativadas ou com mais de 80 anos, por exemplo,
Como funciona o empréstimo na Caixa Econômica?
O empréstimo na Caixa Econômica Federal funciona da seguinte forma: são oferecidas opções para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas. Para pessoas físicas, essas são algumas das opções de crédito disponíveis:
- Antecipar o 13º;
- Antecipar restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física);
- Aporte auto;
- CDC salário;
- Marca especial;
- CDC automático;
- Crédito Imóvel Próprio;
- Crediário Caixa;
- Crediário Pessoal Caixa.
Essas modalidades podem ser solicitadas através das seguintes linhas de crédito:
- Pessoal Mensal Pré-fixado: nessa opção, os juros são previamente fixados e o cliente pode pagar em um prazo de até 48 meses;
- Pessoal Mensal pós-fixado: nessa opção, os juros são pós-fixados e o pagamento pode ser feito em um prazo de até 36 meses;
- Salário Caixa Mensal pré-fixado: essa opção é para clientes que recebem benefício na caixa ou salário na conta de depósito. Nela, os juros são pré-fixados e o cliente tem até 48 meses para pagar;
- Salário Mensal pós-fixado: essa opção é para clientes que recebem benefício na caixa ou salário na conta de depósito. Nela, os juros são pós-fixados e o cliente tem até 36 meses para pagar;
Esse prazo máximo pode chegar até 50 meses a depender de alguns fatores. Para mais informações, consulte a agência.
Além disso, existem outras opções para pessoas jurídicas, tais como o crédito Rural e o Para o seu Negócio.
Já com relação às taxas, elas funcionam da seguinte maneira:
- Cobra-se o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) quando o cliente contrata o serviço de crédito;
- Quando o cliente opta por pré-fixado, o juro vigente é o da data em que o contrato foi fechado;
- Quando o cliente opta por pós-fixado, a cada mês é cobrado juros + TR;
- As tarifas cobradas seguem a tabela vigente que está disponível no site da caixa;
Outras informações importantes:
- O limite das parcelas não devem comprometer mais do que 35% do seu salário;
- Não existe um valor mínimo para solicitar empréstimo. Na prática, esse valor é determinado pelo o que você dá como garantia;
O que é preciso para fazer um empréstimo na Caixa?
Para solicitar um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, o contratante deve ter em mãos CPF, documento de identificação com foto (RG), comprovante de renda e comprovante de residência. Em seguida, o cliente deve escolher uma das opções disponíveis para solicitar o empréstimo (informação disponível no tópico abaixo), passar pela análise cadastral, assinar o contrato e, enfim, pode usufruir do crédito.
Como fazer empréstimo na Caixa pelo celular?
Quando você decide por um empréstimo da Caixa Econômica, o primeiro passo é solicitá-lo. Para fazer esse processo pelo celular, existe um passo a passo:
Passo 1: Em seu celular, baixe o aplicativo “Caixa” (disponível para Android e iOS);
Passo 2: Preencha suas informações e faça login no aplicativo;
Passo 3: Clique no ícone “empréstimo” e, depois, em “Solicitar”;
Passo 4: Indique qual o valor do empréstimo que você deseja, diga qual é a garantia que você vai dar para esse empréstimo, qual o valor máximo que você pode pagar por mês na parcela e em quanto tempo você quer pagar;
A Partir desse momento, a caixa irá analisar seu perfil. Caso o empréstimo seja aprovado, ela solicitará sua assinatura no contrato para liberar o dinheiro. É possível puxar o boleto de pagamento das parcelas através do app.
Algumas informações importantes sobre o processo de solicitar empréstimo pelo celular:
- Caso prefira, também é possível fazer esse mesmo processo através do Internet Banking;
- De forma on-line, apenas correntistas da Caixa Econômica Federal podem solicitar empréstimo;
Vantagens do empréstimo na Caixa Econômica
Existem diversas vantagens de solicitar um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, tais como:
- Segurança de estar em uma empresa financeira com tradição;
- Flexibilidade nas parcelas, podendo chegar até em 60 meses o prazo de pagamento;
- Existe a opção de pegar o empréstimo em parcelas ou todo de uma só vez;
- Existem diversas opções de crédito;
- Entre outras.
Vale a pena solicitar um empréstimo na Caixa?
A resposta para essa pergunta é: depende. A caixa econômica federal possui taxas consideradas baixas para o mercado, condições de pagamento consideradas flexíveis, entre outras facilidades, então, em linhas gerais, sim, vale a pena. No entanto, esse tipo de negócio deve ser feito com cuidado e, sendo assim, é necessário analisar outras opções de crédito e escolher a que melhor se encaixa com sua necessidade.
Canais de atendimento Caixa
Se você deseja ter mais informações sobre empréstimos e outras linhas de crédito ou caso queira prestar queixa ou deixar sugestões, a caixa disponibiliza alguns canais de atendimento, tanto pelo telefone quanto on-line. São eles:
- Atendimento cliente caixa:
4004 0104 para capitais e regiões metropolitanas;
0800 104 0104 para outras regiões;
- Atendimento cidadão:
0800 726 0207 (PIS, benefícios, entre outros);
- Minha Casa, Minha Vida:
0800 721 6268
- Agência digital:
3004 8104 (para capitais ou regiões metropolitanas);
0800 208 8104 (para outras regiões);
- Para clientes fora do Brasil:
(61) 3533 2000 (o atendimento é em português);
- Clientes com deficiência auditiva:
0800 726 2492
- Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 726 0101
- Ouvidoria:
0800 725 7474
- Canal de denúncia:
0800 512 6677
Caso prefira, a caixa ainda disponibiliza centrais de atendimento por meio das agências (consulte a mais perto de você, elas estão espalhadas por todo o país) ou você pode ter atendimento através do site ou do aplicativo da caixa.