O leilão online é um dos leilões que tem aumentado cada vez mais a sua popularidade por se tratar de um leilão descomplicado, e além disso não é necessário que os interessados nos bens à venda não precisem sair de casa para dar seus lances e arrematá-los.
Veja também:
Como participar do feirão limpa nome? Negocie as suas dívidas com desconto
Leilão de carros e motos Bradesco
Quanto tempo dura um leilão online?
Na prática, um leilão online não possui um prazo para seu término, há apenas a data e horário para o seu início. A duração de um leilão desse tipo bem como de todos os outros tipos dependem unicamente da disputa dos lances entre os interessados em adquirir o bem, seja ele uma motocicleta ou um veículo, por exemplo.
Como saber se o leilão é seguro?
O leilão realizado na internet tem como objetivo principal ser um leilão descomplicado, isso além de ser uma vantagem pode ser usado como motivo para induzir os interessados a sites de leilões falsos. Para que você não caia em uma dessas farsas se atente as dicas que informaremos a seguir:
- Um site de leilão confiável, nunca irá te pedir pagamento adiantado;
- Um leilão online seguro não irá fazer pedido de dados bancários para fazer transferências;
- Se atente ao endereço do site, se ao lado esquerdo do endereço aparecer um símbolo de “!” seguido da frase “Não seguro”, você tem motivo para desconfiar;
- Se atente se o logo do site é o mesmo que aparece no topo de sua página e nas postagens;
- Uma equipe de leilões seguros não faz envio de links por WhatsApp ou qualquer outra rede social.
Como vencer um leilão online?
Para vencer um leilão online, não foge da maneira de vencer qualquer outro tipo de leilão. O vencedor do leilão será aquele que fizer o maior lance para obter o bem, ou seja, quando ninguém mais se dispor a cobrir a oferta que você fez para adquirir o bem em questão.
Como funciona a compra de moto em leilão?
A verdade é que os leilões online são considerados como um leilão descomplicado, mas não porque a forma de adquirir os bens é diferente, mas sim por causa da comodidade na participação, visto que é possível participar sem sair de sua casa. Portanto, para comparar uma moto em um leilão, logicamente você terá que dar o maior lance, porém deve avaliar se a motocicleta realmente vale o valor que ela está sendo arrematada.
Como funciona comprar veículos de leilão?
Assim como acontece com os leilões de moto, os leilões de carro, o comprador será o que fizer a maior oferta pelo veículo ofertado pelo leiloeiro. Seja um leilão online ou não, para comprar um veículo você terá que dar o lance maior, e mais uma vez se atente em não arrematar um bem que não vale o valor que foi pago por ele.
Qual é o funcionamento dos leilões de carros online?
O mais importante é saber o meio mais importante de leilão: o edital, antes mesmo de considerar entrará em uma disputa de lances. Neste documento, você encontra em detalhes todas as informações mais relevantes sobre o lote, o leiloeiro e as regras do leilão.
Portanto, em primeiro lugar, verifique o aviso com atenção para evitar frustrações após a conclusão da compra. Todo tipo de leilão requer um edital, e isso também deve ser considerado em leilões de automóveis online, que são os considerados como leilão descomplicado.
Nesse caso, o edital deve conter, entre outras informações, informações detalhadas sobre o estado do veículo e sua procedência, o valor da dívida acumulada (no caso de alienação fiduciária), a forma de pagamento e uma descrição rigorosa de cada etapa do leilão. Verifique algumas das perguntas mais comuns abaixo para que o aviso explique claramente como funciona o leilão automático.
- Quem pode participar?
Pode participar no leilão de automóveis online qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, desde que seja maior de 18 anos e não sujeita a quaisquer restrições judiciais. Basta registar os dados na plataforma do próprio leiloeiro e registar o seu interesse em participar em diversos litígios.
- Qual a procedência dos veículos?
Grande parte dos carros de leilão online são produtos apreendidos em blitz para ajustes de impostos ou inadimplência do antigo proprietário, que vende os carros porque não podem pagar e, em seguida, os leiloa para compensar essas dívidas.
Porém, além desses casos, as seguradoras também podem fornecer veículos para reciclá-los após roubo ou acidente (leilão de sucata). As montadoras geralmente leiloam veículos com base em certas condições. Este é um dos casos de compra mais adequados, pois os veículos da montadora costumam estar em boas condições.
- É possível arrematar qual tipo de veículo?
Nos leilões, é possível adquirir diversos tipos de veículos, por exemplo, carros e motocicletas populares ou importados, caminhões das mais variadas marcas e até veículos de grande porte que você pode nem imaginar, como aviões e navios.
Também é possível encontrar carros novos pertencentes a frotas antigas de empresas e montadoras, carros usados apreendidos por falta de pagamento ou outros incidentes, como furto, peças de reposição originais e carroceria em bom estado.
- Posso assegurar um carro de leilão?
Sim, você pode contratar um seguro para o veículo adquirido no leilão. Ocorrências frequentes e rumores dizem que a impossibilidade de alugar seguro para esses tipos de veículos é o padrão aprovado por todas as seguradoras, pois muitas seguradoras não aceitam carros na categoria de acidentes, ou seja, os carros que sofreram danos, como batidas ou furtos .
- Será necessário para impostos e reparos do veículo arrematado?
Se um participante do leilão adquirir um veículo danificado ou a prazo do IPVA tenha vencido, ele será responsável por pagar os custos de reparos e dívidas futuras. Portanto, é importante verificar as informações do veículo e, se permitido, avaliá-lo completamente antes de fazer uma oferta.
- Qual é a forma de pagamento disponível?
A forma de pagamento mais comum é o pagamento à vista, utilizado principalmente em algumas situações especiais, caso em que esta condição de pagamento deve ser implementada após a finalização da compra. Porém, dependendo do tipo de leilão e do leiloeiro, o pagamento pode ser rateado, sendo que o imóvel leiloado pode até ser custeado pelo órgão competente.